UNIÃO FAZ A VIDA
Através
deste Programa a Escola realiza projetos que norteiam seu trabalho. São
realizadas diversas ações com o objetivo de desenvolver os princípios de união
e cooperação inseridos na filosofia deste Programa. Neste ano a escola buscou o
enfoque na apropriação do ambiente escolar e nas práticas pedagógicas.
APROPRIANDO-SE DO AMBIENTE ESCOLAR/CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Professora Graciela Orsolin da Silveira
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar
aos educandos diferentes situações de aprendizagens em que se apropriem de
diferentes espaços e campos do saber para que sejam capazes de desenvolver sua
linguagem, habilidades motoras e o fortalecimento das suas relações
sócio-afetivas.
AÇÕES:
Através
de alguns eixos temáticos do Padrão Referencial Curricular da Educação Infantil
a escola desenvolveu práticas pedagógicas envolvendo o aproveitamento dos
espaços escolares, a prática do movimento, música, apropriação de saberes e
construção das relações sócio-afetivas.
Neste
sentido, as escola trabalhou quatro eixos temáticos subdividindo o projeto em:
Ø Música
e movimento;
Ø Histórias
Infantis;
Ø Psicomotricidade;
Ø Conhecimentos
significativos com ênfase em alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente
e relações sócio-afetivas;
É importante ressaltar que estes eixos temáticos foram
trabalhadosde forma simultânea em todos os trimestres.
Circuitos de Música e Movimento:
Histórias Infantis com exploração de livros, troca de
livros oportunizando um momento de leitura com a família; Carrinho da leitura; Contação de histórias e teatros realizados pelos
professores:
Reaproveitamento dos espaços escolares e realização de
circuitos de movimento e psicomotricidade, atividades no pátio, ao ar livre:
Atividades em diversos campos do saber com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e postagens no blog com o objetivo de valorizar o trabalho do educador, divulgar o trabalho realizado na escola e aproximar a família e escola com várias sugestões de atividades para auxiliarem os pais na educação dos seus filhos, bem como, os demais professores interessados em melhorar sua prática na educação infantil.
Atividades de movimento e dança em parceria com a
Escolinha Ipiranga oferecidas uma vez por semana;
Construção de relações afetivas e interação social
através de programações em conjunto como: festa das mães, pequiniques, festa da
escola, festa do dia das crianças etc, bem como, atividades que envolvam de valores e resolução de conflitos;
Comentários
Postar um comentário