ÁGUA/ GOTA DE VIDA
ÁGUA/ GOTA DE VIDA
Turma: Creche A
Turno: Manhã
ProfessoraTitular: Luciana Sebenello da Silva
Professora Auxiliar: Dulciméia Guerreiro
Objetivo: Oferecer aos educandos a possibilidade de apropriar-se do conhecimento sobre a água, um recurso natural precioso para todos os seres vivos, conscientizando sobre a prática de preservar e não desperdiçar.
Descrição da Atividade:
A partir desta
temática foram realizadas várias
atividades de valorização da água.
No primeiro dia ocorreu um diálogo para debater o
assunto a importância deste recurso natural para a vida dos seres vivos,
enfatizando a preservação e o não desperdício.Na sequência, os alunos encheram um recipiente ( garrafa
pet), com terra de adubo orgânico, em seguida foi plantada uma muda de alface
para cada criança e identificada com o
seu nome, e uma muda para a professora.
Durante uma
semana todos os dias os alunos molhavam suas mudinhas, e a muda da professora
não recebia água, para que eles percebessem a evolução das mudinhas que
recebiam a água e a diferença que
ocorreu com a muda que ficou sem receber este recurso, que morreu logo em seguida. Depois dialogamos
sobre a experiência e cada criança levou sua mudinha para plantar na sua horta em casa com a ajuda dos
pais.
No segundo dia foi realizada a experiência do
chuveirinho também utilizando a garrafa pet, as crianças visualizaram que ao
tampar a garrafa o ar atmosférico fica dentro dela e a água não cai, mas ao abrir
a garrafa o ar pressiona a água para baixo caindo como se fosse um chuveirinho.
No terceiro
dia as crianças tiveram a oportunidade de experimentar as diferentes sensações,
pisando num caminho com esponja, bolinhas de gelatina, areia, e água com
bolitas.
Resultados: Os educandos
tiveram a oportunidade de participar e vivenciar diversas experiências relacionadas a
água, estes demonstraram muito interesse e
curiosidade no decorrer das atividades participando com alegria e entusiasmo do
trabalho desenvolvido, obtendo uma consciência significativa a partir da
temática abordada.
Comentários
Postar um comentário