PESSOA PRA PESSOA
Turma:Pré-B Manhã
Professora: Naiara Gonçalves
Objetivo Geral: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Ø  Abordar o desenvolvimento social da criança e do jovem, propondo posturas e atitudes que devem ter em relação ao outro.
Ø  Compreender, ser solidário, de dialogar e de colaborar com todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural.


DINÂMICA PRA PESSOA PRA PESSOA


Descrição da atividadesIniciou-se incentivando as crianças a caminhar livre e criativamente pelo ambiente (andar com passo de gigante; de formiguinha; andar como se o chão tivesse pegando fogo: com tique nervoso, etc.).  Depois de poucos minutos, a professora falou em voz bem alta, duas partes do corpo (mão na testa: dedo no nariz; orelha com orelha; cotovelo na barriga, etc.).  A este estímulo, todos deveriam formar uma dupla e tocar, um no outro, as partes faladas pelo professor, o mais rápido possível! Por exemplo: “Mão na testa”. Cada pessoa encontrou um par e tocou sua mão na testa do outro e vice-versa.  Quando todos estiverem em duplas e tocando partes faladas, a professora reiniciou o processo, propondo a caminhada livre e criativa...
  Após duas ou três dessas combinações a professora falou o nome do jogo: “Pessoa pra pessoa” .  Neste momento, todos, inclusive a professora, deveriam formar uma nova dupla e abraçar um ao outro, bem agarradinho para garantir o encontro.  Com a entrada da professora  diretamente no jogo, houve um desiquilíbrio numérico: alguém ficou sem par. “E o que a gente faz com quem sobra?”  Diferente dos jogos tradicionais, aquele que sobrou não foi castigado e nem excluído. Quem sobrou virou comandante e reiniciou o jogo servindo ao grupo, ao invés de ser servido por ele.
  • Roda de conversa sobre como as crianças sentiram-se ao realizar a dinâmica.
  • Construção do painel: Empatia é:


Resultados: As crianças precisam entender que é importante a valorização da diversidade, devem conseguir reconhecer, valorizar e participar de grupos, redes e ambientes culturalmente diversos. Os estudantes necessitam saber interagir e aprender com outras culturas e combater o preconceito.
Precisam ser capazes de compreender a emoção dos outros e o impacto de seu comportamento nos demais. Abrir mão de interesses pessoais para resolver conflitos que ameaçam as necessidades dos outros e que demandam conciliação.











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