PESSOA PRA PESSOA
Turma:Pré-B
Manhã
Professora: Naiara
Gonçalves
Objetivo Geral: Exercitar a empatia, o
diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização
da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Ø
Abordar o desenvolvimento social da criança e do jovem, propondo
posturas e atitudes que devem ter em relação ao outro.
Ø Compreender, ser
solidário, de dialogar e de colaborar com todos, respeitando a diversidade
social, econômica, política e cultural.
DINÂMICA PRA PESSOA PRA PESSOA
Descrição da atividades: Iniciou-se incentivando as crianças a caminhar livre e
criativamente pelo ambiente (andar com passo de gigante; de formiguinha; andar
como se o chão tivesse pegando fogo: com tique nervoso, etc.). Depois de poucos minutos, a professora falou
em voz bem alta, duas partes do corpo (mão na testa: dedo no nariz; orelha com
orelha; cotovelo na barriga, etc.). A
este estímulo, todos deveriam formar uma dupla e tocar, um no outro, as partes
faladas pelo professor, o mais rápido possível! Por exemplo: “Mão na testa”.
Cada pessoa encontrou um par e tocou sua mão na testa do outro e vice-versa. Quando todos estiverem em duplas e tocando
partes faladas, a professora reiniciou o processo, propondo a caminhada livre e
criativa...
Após duas ou três dessas combinações a
professora falou o nome do jogo: “Pessoa pra pessoa” . Neste momento, todos, inclusive a professora,
deveriam formar uma nova dupla e abraçar um ao outro, bem agarradinho para
garantir o encontro. Com a entrada da
professora diretamente no jogo, houve um
desiquilíbrio numérico: alguém ficou sem par. “E o que a gente faz com quem
sobra?” Diferente dos jogos
tradicionais, aquele que sobrou não foi castigado e nem excluído. Quem sobrou
virou comandante e reiniciou o jogo servindo ao grupo, ao invés de ser servido
por ele.
- Roda de conversa sobre como as crianças sentiram-se ao realizar a dinâmica.
- Construção do painel: Empatia é:
Resultados: As
crianças precisam entender que é importante a valorização da diversidade, devem conseguir reconhecer, valorizar e
participar de grupos, redes e ambientes culturalmente diversos. Os estudantes
necessitam saber interagir e aprender com outras culturas e combater o
preconceito.
Precisam
ser capazes de compreender a emoção dos outros e o impacto de seu comportamento
nos demais. Abrir mão de interesses pessoais para resolver conflitos que
ameaçam as necessidades dos outros e que demandam conciliação.
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