Educação Financeira
Professora responsável:
Marina TextorMarchioretto
Turma: PRÉ
A – Manhã
Objetivo geral do projeto:
Contemplar
as expectativas de aprendizagem de alunos da educação infantil, oferecendo um
contato inicial com a educação financeira, por meio de conhecimentos e
ferramentas que são uteis ao estudante durante toda a sua vida.
O
material disponibilizado pelo projeto visa estabelecer uma primeira aproximação
dos alunos com os quatro passos da metodologia DSOP: Diagnosticar, Sonhar,
Orçar e Poupar tendo como base a historia do livro O menino e o dinheiro. Os objetivos, neste momento, são de que os
alunos tenham um contato inicial com essas etapas e sejam motivados a exercitar
com os colegas e familiares o que aprenderam.
BREVE RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO
·
Contação da história do livro: O menino e o
dinheiro;
·
Atividades práticas sobre a história do
livro: observar as nuvens, os pássarose seus ninhos, as formigas e seu trabalho
no formigueiro e as árvores;
·
Observação de vídeos de pássaros construindo
diferentes ninhos;
·
Desenvolvimento das atividades no livro
didático;
·
Criação do projeto Coisas que o dinheiro não
compra, que enfatizou os valores essenciais: amor, carinho, respeito, empatia e
gratidão na família e em diferentes grupos sociais;
·
Produção de mascotes para o projeto
(escolhido pelos alunos, uma nuvem, sendo de um lado a menina Florzinha e do
outro o menino Bolinha);
·
Visitação dos mascotes nas casas dos alunos,
junto com o caderno de registo, estojo com materiais e pastinha com folhas A4
para o desenvolvimento do registro da família e da criança;
·
Confecção de um cofrinho para cada aluno com
a reciclagem de latinhas de extrato de tomate;
·
Brincadeiras com sucatas (potes, carteiras,
bolsas, celulares, etc, que arrecadamos com os pais e professoras da escola,
objetos em desuso que podem virar brinquedos sem gastar dinheiros para
comprar);
·
Exercitando a oralidade na contação da visita
dos mascotes na sua casa.
·
Diálogo e reflexão sobre atitudes de consumo exagerado
e desnecessário;
]
Comentários
Postar um comentário